domingo, janeiro 15, 2012

Édipo tirano, Édipo Freud: humanismo e cultura

Por José Hailton Santos

O texto em questão é uma tentativa de elucidar duas indagações ligadas ao contexto da tragédia Édipo Tirano de Sófocles: em primeiro lugar, trata-se de saber até que ponto a hermenêutica poderá nos conduzir a uma efetiva compreensão da tragédia. Em segundo, da relação do mito com a cultura contemporânea.

No mundo contemporâneo a tragédia se apresenta por duas vertentes principais: como abordagem das ciências humanas e diretamente no seio da cultura. Como exemplo da primeira o estereótipo complexo de Édipo freudiano; como exemplo da segunda o drama vivido pelo casal Celso Pitta e Nicéa Pitta no começo dos anos 2000.

Em suas diferentes versões históricas, reelaborado com outras formas e funções, o mito passa a nos revelar algo que transcende o próprio teor histórico e cultural da época. Assim, trazê-lo para o âmbito do conhecimento como busca da origem é excluir uma de suas principais características, a saber, seu caráter mimético (no sentido aristotélico) de fazer transformar o espírito do leitor/espectador, seja pela piedade seja pelo terror.

Foi o que aconteceu com o chamado Complexo de Édipo freudiano. Devido à popularidade da psicanálise, o mito de Édipo tornou-se uma das grandes referências do século XX. No entanto, a difusão social desse mito, tal como mediado pela leitura da psicanálise, fez surgir um novo Édipo, o qual é descrito por um complexo simbólico e patológico que incide sobre as identidades individuais e coletivas. Nesse sentido, a tragédia perde seu valor semântico, pois, de antemão a psicanálise estuda a origem.

Essa primeira abordagem já é suficiente para afirmarmos que a epistemologia não explica o trágico. Querer decifrar em definitivo a tragédia por meio de métodos sentenciais é sucumbir à própria desmedida que é característica da obra trágica. Nas palavras do autor: “não é preciso ser nenhum sileno nietzschiano ou mago desconstrucionista para compreender a natureza inexaurível da experiência trágica” [1]

Portanto, não se pode produzir um conhecimento exato de uma obra trágica. Numa representação trágica, portanto, estão implicadas variações de significados simbólicos, sociais e pessoais. Desse modo, a abordagem só pode ser feita por meio de recortes e não como uma ideia fixa nos moldes do complexo de Édipo freudiano. Nesse sentido, o projeto psicanalítico prejudicou a compreensão do mito ao associar fatos clínicos de uma era moderna (a de Freud) a situações de uma época distante, como o período das tragédias.

De acordo com Marshall, ao tomar a tragédia como uma espécie de sonho universal, Freud compromete toda a psicologia histórica presente na obra de Sófocles.

O termo “psicologia histórica” foi usado por Jean-Pierre Vernant como contraponto à psicanálise freudiana, ou psicologia “equivocada” como ele chamou. Efetivamente, seriam os significados históricos presentes nas imagens e simbologias próprias do texto. Desse modo, o Édipo apresentado por Vernant está destituído de complexos freudianos; é antes uma leitura hermenêutica. Em outras palavras, a realidade não está desvencilhada da história, pois representa o pensamento de uma sociedade transitando entre novos valores da vida política, religiosa e moral. Para essa linha de pensamento, a leitura de Édipo Tirano está desvinculada do desejo incestuoso ou intenção parricida.

No entanto, prevaleceu a leitura de Freud. Hoje, qualquer leigo tem a noção do que seja o complexo de Édipo pelo viés da psicanálise, mesmo que jamais tenha ouvido falar nos nomes de Sófocles, Tirésias, Creonte ou Tebas.[2]

Todavia, em que condições é ou será possível decifrar a tragédia? Seguindo a perspectiva de Vernant, devemos trazer a tragédia para um campo de discussão, balizando-a por “paradigmas analíticos”. Nesse sentido, os paradigmas são analisados dentro de um contexto histórico, social e mental imbuídos no texto, e que dá significado à obra.

Há quem defenda a tese de que a combinação genética, uma vez decifrada converteria em cenário de experiência. Ou seja, possibilitaria ao homem transforma-se em um novo ser, alterado pela máscara da engenharia genética. Seríamos, então, sujeitos de laboratório?

De acordo com Marshall, ao lermos uma tragédia ou documentos da tradição clássica, estamos tentando decifrar códigos e traduzi-los semanticamente à constituição das tradições culturais em que nos inserimos e que sustentam a nossa linguagem como valores, imagens e instituição.

Para o autor, os geneticistas têm que se ver com cerca de 80 mil genes sequenciados em combinações de quatro letras, e ainda com a problemática de um idioma estranho e distante do tempo dos gregos. [3]

A crítica aqui recai à pretensão da genética em se colocar próximo da nação de cultura. O ponto-chave é que não devemos introduzir em um código o que não lhe pertence, sob o risco de perdermos a propriedade, a consistência e o proveito dos objetos investigados. De acordo com Marshall, a alteração dos códigos é o momento exato em que geramos os monstros reais, conceituais e epistemológicos.[4]

Esse foi, portanto, o erro de Freud, inoculou genes da Europa de sua época no corpo e na biografia de um grande herói grego, gerando, dessa forma, o grande monstro freudiano, aquele Édipo que aterrorizou as famílias do século XX com ameaças universais de parricídio e incesto.

Aonde Marshall quer chegar? A cultura contemporânea inverte o código ao tomar o Édipo de Freud como sendo o Édipo do mito original. O drama recente que envolveu a família Pitta serve para i­­­lustrar o que o autor quer dizer. No começo dos anos 2000, a primeira-dama da cidade de São Paulo, Nicéa Pitta, denuncia o marido e prefeito de São Paulo Celso Pitta por corrupção ativa e outros crimes. No decorrer do processo, a defesa do então prefeito utiliza-se do mito Édipo para desqualificar a testemunha de acusação. A arguição da defesa dizia o seguinte:
Não há nenhum exagero em se ver no episódio Pitta-Nicéa-Victor a transposição da tragédia grega de Laio, Jocasta e Édipo. O fascínio e a forte influência exercida pela mãe sobre o filho levou este, na mitologia grega a matar o próprio pai. Aqui, Victor se deixa conduzir cegamente pela mãe e deseja a morte política do pai, em consonância com a vontade materna, repete, nada mais faz que repetir as investidas daquela, apunhalando a honra paterna reiteradas vezes.[5]
A intenção aqui era desqualificar o testemunho da acusação, já que se tratava do próprio filho do casal, e o corpo jurídico brasileiro desacredita o testemunho de parentes até o 3° grau.

O mito foi aqui usado como ferramenta da cultura, recurso ideal para qualificar ações e indivíduos, em sua dimensão patológica. O fato de a defesa usar o mito como argumento revela a dimensão deste na cultura contemporânea.

Portanto, a leitura do mito pelo viés da psicanálise produz “monstros transgênicos” como no exemplo acima, e como tal, não pode estar associado ao mito de Sófocles. De modo que, Freud não percebeu que o mito Édipo Tirano trata-se antes de um jogo imaginativo com as lógicas do texto que revela, além dos paradoxos da leitura e de questões relativas à culpa ou inocência, a grande força das categorias judiciais na ordenação do texto. O mito tebano, portanto, vai além dos traumas psicológicos. Está imbuído, e predomina o caráter semântico das estruturas do poder empreendidas no saber e no arquétipo do poder propriamente dito. Nas palavras de Marshall: “Édipo é a figura clássica dos enigmas do poder e dos limites e perigo do saber”. [6]

Todavia, a tragédia ainda não foi depurada na sociedade moderna. Parece que o povo se identifica mais com a força. Neste sentido, mistura os códigos e produz o que Marshall chamou de “monstros”. Estes monstros são tão devoradores quanto uma boa esfinge.

Assim, conclui o autor, a tragédia não pode ser compreendida em termos de conhecimento. O legado da tragédia é exatamente fazer emergir em nós uma sabedoria prática adiante da ansiedade pelo temor, indignação e piedade, mas também pela vida social. A tragédia é assim enigma da cultura.



[1] Filosofia & literatura: O trágico, p. 142.
[2] ibídem, p. 144.
[3] ibídem, p. 145.
[4] ibídem, p. 146.
[5] ibídem, p. 148.
[6] ibídem, p. 149.

BIBLIOGRAFIA
MARSHALL, Francisco. Édipo tirano, Édipo Freud: humanismo e cultura. In: Filosofia & literatura: O trágico. Org. por Denis L. Rosenfield. Rio de Janeiro: ed. Jorge Zahar, 2001

Nenhum comentário: