sábado, novembro 23, 2013

Filosofia não serve para nada

Por Nelson José de Camargo*

Depois de muito filosofar, cheguei à conclusão de que a filosofia não serve para nada. Para justificar tal conclusão, apresento a seguir uma série de argumentos irrefutáveis.

O maior empresário brasileiro e um dos homens mais ricos do mundo (em breve o mais rico) é um verdadeiro exemplo de empreendedorismo. Dedicou-se a estudar coisas práticas, como prospecção de petróleo, e graças a ele nosso país será em breve uma grande potência petrolífera. E ele jamais leu as Meditações de Descartes.

O melhor presidente do Brasil em todos os tempos, que erradicou a miséria e fez do nosso país uma potência emergente, nunca ouviu falar em juízos analíticos e juízos sintéticos. Na verdade, ele se orgulha de nunca ter lido um livro na vida.

O maior cantor de todos os tempos, nosso verdadeiro rei, jamais se preocupou com qualquer discussão sobre liberdade, democracia, autoritarismo, censura ou todas essas baboseiras acadêmicas.

Nossos craques de futebol nunca ouviram falar em dialética, lógica, pré-socráticos, socráticos, filosofia helenística e todas essas velharias poeirentas que ficam mofando nas bibliotecas, mas encantam o mundo com suas jogadas espetaculares nos grandes clubes da Europa.
O funk é uma verdadeira arte de vanguarda, minimalismo eletrônico que está salvando a música brasileira. E nenhum funkeiro jamais ouviu falar em Schiller, educação estética, em belo, sublime e todos esses esteticismos sem sentido. E certamente não perdem tempo ouvindo coisas ultrapassadas como Bach, Mozart, Beethoven, Villa-Lobos.

O Brasil nunca antes teve um sistema político tão honesto e uma justiça tão série e eficiente, que coloca os petralhas na cadeia e garante a segurança de toda a população. E sou capaz de apostar que nenhum de nossos políticos jamais ouviu falar da Ética nicomaqueia, do imperativo categórico ou do agir comunicativo.

Todos os cursos de filosofia deveriam ser extintos. Em seu lugar poderiam ser criados cursos técnicos que atendam às necessidades de nossa pujante indústria. É preciso formar profissionais para o mercado de trabalho, que se tornem consumidores e que impulsionem ainda mais nosso crescimento econômico.

Nosso país também é vanguarda em todas as áreas de pesquisa científica. Só não progredimos ainda mais porque as universidades estão entupidas com esses pseudointelectuais retrógados, que ficam “filosofando” em vez de se preocuparem com coisas práticas. Isolados na torre de marfim, são incapazes de perceber que o mundo mudou.

A filosofia não passa de um saber ultrapassado, livresco, bolorento, encontrado apenas em velhos e poeirentos livros de sebos. Editoras sérias não publicam mais esse tipo de lixo, e sim obras de autores realmente relevantes para nossa cultura, como as do nosso internacionalmente famoso mago.

*Nelson José de Camargo é graduado em filosofia e jornalismo.

6 comentários:

Anônimo disse...

O que é isso que acabei de ler???? Analfabeto desonesto acobertador de bandidos, apontado como o melhor presidente, lixo sonoro como salvação da música, Beethoven como ultrapassados???????? Socorro!!!!! Esse "filósofo" está mais para psicótico!!! SALVE A FILOSOFIA QUE NOS REDIME DESSE PAÍS REPLETO DE IGNORANTES, PARA QUE NUNCA MAIS TENHAMOS QUE LER UM TEXTO ESQUIZOFRÊNICO COMO ESSE.

Nelson disse...

Incrível como um sujeito tão analfabeto e ignorante é capaz de acessar um blog de filosofia mas não consegue perceber a ironia deste texto, muito menos nota que é uma paródia do texto publicado por Antonio Prata na Folha de S.Paulo (Guinada à direita) até porque uma pessoa tão limitada não lê jornal.

wenderson disse...

Logo de cara percebe-se o tom irônico do texto, mas é a realidade desse País.

Unknown disse...

DESCULPE MAS SE NÃO ME ENGANO FOI NA GRECIA QUE VIVEU SOCRATES, PLATÃO E OS DEMAIS? GRECIA É AQUELE PAIS QUE ESTA EM CRISE NO MOMENTO? QUAL FILOSOFO AMERICANO MESMO? SEU TEXTO NAO JUSTIFICADA NADA....

Pedro Massi disse...

Nelson, o que dizer desse texto?
Magnífico, sem sombra de dúvidas. O que mais reforça tudo isso que o senhor escreveu, são os comentários odiosos hahaha

Anônimo disse...

A maior prova do quanto a filosofia é importante para não cairmos no abismo da ignorância é ver comentários dos que não entenderam a ironia e apoiaram o desprezo à filosofia. Para evitar o surgimento de idiotas como estes o ensino de filosofia é imprescindível.